Como é “trabalhar como PJ?”

Deixar o regime CLT em favor da flexibilidade do PJ pode fazer enorme diferença no seu planejamento financeiro pessoal

Nos últimos anos, muitos profissionais têm optado por atuar como Pessoa Jurídica (PJ), em vez de seguir o regime CLT.  Ser PJ significa prestar serviços como uma empresa própria, o que pode trazer maior flexibilidade, possibilidade de ganhos líquidos mais altos e estratégias tributárias personalizadas

Ao mesmo tempo, é preciso considerar que, diferente do CLT, você assumirá a responsabilidade pelos impostos, contribuições e obrigações contábeis, além de não contar com alguns benefícios garantidos por lei, como 13º salário e férias remuneradas.

Conheça algumas das diferenças entre os dois regimes de trabalho:

Menos impostos

Nossos clientes informaram pagar em média 40% menos impostos ao deixarem o regime CLT. Com criação e execução de um bom planejamento tributário, o impacto pode ser enorme.

Flexibilidade

A maioria dos PJ’s recebe por hora. Com planejamento, dá pra fazer quase tudo.

Tirar 3 férias ao ano, trabalhar 20h/semana em um mês e 50h/semana no outro, ter dois empregos com menos horas em cada… a flexibilidade existe, basta você e seu(s) contratante(s) aceitarem os mesmos termos.

Planejamento previdenciário

O que acontece se você recolher sob o valor do teto do INSS, durante toda a vida, mas falecer um ano antes de aposentar? Seus herdeiros não verão nada daquele dinheiro.

Já pensou em, no lugar, dedicar pelo menos parte deste mesmo valor em um plano de previcência privada? Dá pra planejar e fazer isto sem gastar nada a mais.

Mais dinheiro limpo na sua mão

Pra quê deixar no FGTS um valor que mal cobre a inflação? Pra quê deixar pro fim do ano (13º) um dinheiro que faria diferença na sua mão hoje?

Quer ter uma ideia de quanto ganharia migrando de CLT para PJ?

Preparamos para você uma calculadora simplificada, que serve para dar uma estimativa de rendimentos sob o regime PJ quando você está saíndo do CLT.

Se a sua migração é de MEI para Microempresa? Nos avise que marcamos um papo pra simular este seu cenário!

Ponto importante! Planejamento tributário adequado é importante para empresas de qualquer porte. Para autônomos, isto envolve principalmente a escolha das atividades adequadas e o aproveitamento de estratégias como o Fator R.

E aí, tá pensando em virar PJ? Quer saber mais? Fale com a gente!